sexta-feira, 27 de abril de 2012
terça-feira, 24 de abril de 2012
Projeto Monteiro Lobato
O Projeto abaixo será desenvolvido pelos professores de Oficinas com os alunos de tempo integral. Sucesso!!!!
JUSTIFICATIVA
Objetivos
Introdução
Resolvemos desenvolver
nas oficinas de Tempo Integral atividades através de projetos
interdisciplinares. A Pedagogia de Projetos gera atividade coletiva e
cooperativa, permitindo ao aluno vivenciar múltipla\s relações com o exterior e
afirmar-se vivenciando a experiência positiva do confronto com os outros e da
solidariedade; não depender das escolhas dos adultos, decidir e comprometer-se
após a escolha, planejar suas ações, assumir responsabilidades, ser agente de
seus aprendizados, produzindo algo com sentido. Permitindo assim que a criança
construa e dê sentido à sua atividade de aluno. O aluno tem uma participação
ativa no processo e não executam suas atividades passivamente. Eles conhecem os
objetivos dos trabalhos, aprendem a planejá-lo, interagem e comprometem-se com
os colegas e o trabalho. Professor e aluno constroem junto o projeto.
Monteiro Lobato foi,
verdadeiramente, um dos grandes homens da história desse país. Grande escritor,
celebrado por gerações e gerações de crianças por seu espetacular trabalho “O
Sítio do Pica-pau Amarelo”, Lobato foi também um empreendedor. Além disso,
através de todas as suas produções e realizações queria por que queria fazer
com que o Brasil pudesse crescer desenvolver-se, ocupar um lugar de destaque
mundial dos países. Originário do interior de São Paulo, mais especificamente
da cidade de Taubaté o escritor fez um pouco de tudo em sua vida. O que mais
permanece na memória coletiva nacional é a sua forte ligação com as crianças.
Proximidade e carinho conseguidos com o apoio da Narizinho, da Emília, do
Visconde, do Pedrinho e dos demais personagens do Sítio. Em suas obras
dedicadas as crianças, Lobato conseguiu verdadeiras façanhas como contar a
história do mundo tornando-a divertida e atraente para os pequenos ou, ainda,
falar de temas adultos e sérios de forma descontraída, como a questão do
petróleo.
JUSTIFICATIVA
Conhecer a obra de
Monteiro Lobato deveria ser atividade básica programada por todas as escolas de
nosso país. Conhecer o Sítio e seus personagens, desbravando as páginas
escritas pelo Monteiro Lobato, é muito mais que um dever escolar, é um grande
prazer e contribuição essencial para o nosso próprio sentimento. Lobato
significa literatura de muita qualidade e história. Não ler suas obras
significa abrir mão de livros que simbolizam nossa própria identidade. O sitio
do Pica-pau amarelo foi uma maneira que nós, professoras do Pré II, encontramos
para apresentar aos alunos esse maravilhoso escritor, desenvolvendo nos alunos
a paixão pela leitura.
O desenho do Sitio do
Pica-pau amarelo é um recurso que pretendemos usar para estimular ainda mais
esse gosto das crianças. Suas historias afloram ainda mais a criatividade das
crianças.
-Ampliar o repertório literário;
- Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como uma fonte de múltiplas informações e entretenimento;
- Compartilhar experiências leitoras;
- Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como uma fonte de múltiplas informações e entretenimento;
- Compartilhar experiências leitoras;
- Conhecer um autor importante da
literatura brasileira: Monteiro Lobato.
- Identificar alguns elementos que caracterizam a obra desse autor.
- Ter acesso a textos de boa qualidade literária e compartilhar do prazer de lê-los.
- Participar de situações de intercâmbio de ideias, preferências e opiniões acerca da leitura de obras desse autor.
- Identificar alguns elementos que caracterizam a obra desse autor.
- Ter acesso a textos de boa qualidade literária e compartilhar do prazer de lê-los.
- Participar de situações de intercâmbio de ideias, preferências e opiniões acerca da leitura de obras desse autor.
* Criar nos alunos o
hábito da leitura, através do contato com histórias;
*
Despertar um ambiente prazeroso para a leitura, onde a própria criança pede e
sente vontade;
*
Proporcionar a socialização através de produção de textos orais junto aos
colegas;
*
Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.
*
A atividade tem como objetivo despertar o gosto pela leitura nas crianças
através da contação de histórias, inserindo o livro no cotidiano de vida dos
jovens, além de estimular a criatividade, escrita e expressão verbal,
possibilitando o desenvolvimento do senso crítico, do pensamento e da reflexão.
As
histórias são selecionadas e contadas pelos educadores através de dramatização
e musicalização. As apresentações são abertas a toda a comunidade e tem entrada
gratuita.
Por
meio da iniciativa é feito um trabalho de interação com o público, abordando,
entre outras coisas sobre ética, cidadania, respeito e preservação do meio
ambiente, segurança, entre outros.
Desenvolvimento
Oficinas
integradas
O.E.P.
1.Apresentação
do autor Monteiro Lobato:
-Pesquisa da Biografia;
- Confecção de livros pelos alunos, após exploração de diferentes
leituras e suas apresentações -- Produção coletiva;
- Bilhetes e cartas para os personagens,
- Comentário sobre a biografia de Monteiro Lobato, situando o aluno no
tempo
histórico;
ARTES:
Fantoches
da turma do Sitio Picapau Amarelo -
E.V.A. Projeto Monteiro Lobato;
Pintura
em tela de Monteiro Lobato e seus personagens;
- Dobraduras;
- Confecção de bonecos e fantoches dos personagens;
- Formação de painéis sobre o Sítio do Picapau Amarelo;
HORA
DA LEITURA:
-Contação de histórias e filmes relacionados às obras do autor;
- Vídeos dos episódios do Sitio do Picapau amarelo;
- Leitura de
capítulos: Reinações de Narizinho;
- Círculos de leitura: leituras
de livros - alunos levam livros para casa e na roda de leitura fazer indicação
de leitura (5 alunos);
TEATRO:
- Teatro de Fantoches;
- Teatro do Sítio do Picapau amarelo;
NUTRIÇÃO:
-A importância da alimentação saudável;
- Suco com frutas naturais do sítio
(laranja, goiaba, limão etc);
-chás;
-Bolo da Tia Anastásia
- Bolinho de chuva;
Vivência prática da receita de “bolinhos de chuva”:
2 ovos
1 xícara de açúcar
1/2 kg de farinha de trigo
1 copo de leite
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sobremesa de fermento
Bater os ovos inteiros com o açúcar, acrescentar os outros ingredientes
e por último o fermento. A massa deve ficar um pouco mais consistente que massa
de bolo, podendo levar um pouco mais de farinha caso necessário.
Fritar colheradas da massa em óleo bem quente. Secar bem a gordura em papel
absorvente. Polvilhar com açúcar e canela e comer quentinhos!
(Obs: Utilizar os ingredientes à temperatura ambiente; peneirar a
farinha e o fermento para arejar)
- Pipoca
INFORMÁTICA
- Pesquisa na Internet sobre Monteiro Lobato: imprimir e
levar para O.E.P;
- Acessar os vídeos do youtube sobre Sítio do Picapau
amarelo;
- Editor de texto: digitalizar o livro do Sítio do Picapau
Amarelo;
- Através do laboratório de
informática, os alunos redigem a vida e a obra de
Monteiro Lobato a partir de um texto que deverá ser paragrafado e
pontuado;
DANÇA
PROJETO MONTEIRO LOBATO
Dança:
MODALIDADE
ESPORTIVA
Estação de brinquedos e brincadeiras
EXPERIÊNCIAS
MATEMÁTICAS
Jogos
Culminância
do projeto: 30/05
Exposição: teatro, dança, estação dos brinquedos, livros
confeccionados pelos alunos, vídeos, fotos, jogos, experimentação de chás e
sucos
Experimentação de máscaras, em que os (as) alunos (as) personalizaram
livros
falantes, divulgando a importância do livro;
Socialização dos trabalhos produzidos.
Avaliação
Avaliação será
contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas
atividades, no relacionamento com os colegas e com os professores. O
instrumento de avaliação será relatórios
no caderno de rotina semanal dos professores e será passado aos pais no
final do semestre através do portfolio.
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Um pouco da nossa História
No ano de 1984, por solicitação da amiga de
infância Drª Maria José Aziz, ao Deputado Dr. Jair Andreoni foi acatado o
pedido de denominação de uma Escola Estadual como forma de homenagem e
perpetuação do nome de Yolanda Carolina Giglio Villela, pelo decreto de lei nº
165 de 1984, a publicação no Diário Oficial saiu nos seguintes termos:
“Lei nº 4.149 de 10 de julho de 1984”. Dá
denominação de Yolanda Carolina Giglio Villela à Escola de Primeiro Grau do
Jardim Claudia em Bebedouro, entrando essa lei em vigor a partir da data de sua
publicação. Palácio dos Bandeirantes, 10 de julho de 1984.
Governo Franco Montoro. Secretário da Educação:
Paulo Renato Costa Souza. “Secretário do Governo: Roberto Gusmão”. Em 2005
recebemos os alunos de 1ª a 4ª série da Escola Abílio França Valente, fechada
pelo governador Geraldo Alkimin, pois sua construção não seguia as normas de
segurança.
Yolanda Carolina Giglio Villela nasceu em
Bebedouro aos 23 dias do mês de do ano de 1949, na Casa de Saúde Dr. Toledo.
São seus pais o senhor José Nogueira Villela e a
Profª Anita Giglio Villela. Teve dois irmãos, Maria do Carmo e João Batista.
Landa ou Landinha como era carinhosamente
chamada, morou em Viradouro onde iniciou o curso primário, terminando-o em
Bebedouro, no Instituto de Educação Dr. Paraíso Cavalcanti em 1959. Em 1963
bacharelou-se no Colégio Anjo da Guarda, onde fez o curso normal, terminado em
1966, sendo oradora em ambos os cursos.
Cursou a Faculdade de Ciências e Letras de
Bebedouro, formando – se no curso de letras. Passou então a dedicar-se ao
sacerdócio do magistério, ministrando aulas no Colégio Anjo da Guarda, no Educandário
Santo Antonio, Casa da Criança Irmã Crucifixa.
Em 1975 lecionou na Escola Normal e Estadual de
Monte Azul Paulista, sendo escolhida pelos alunos para paraninfar sua turma
naquele ano. Por solicitação do Senhor Prefeito da época, Dr. Hércules Pereira
Hortal em 1970, representou brilhantemente Bebedouro no desfile das misses da
Região de Ribeirão Preto. Participou de um concurso de declamação dirigido pela
poetisa Helena Magalhães de Castro, sendo uma das classificadas.
Landinha era uma jovem muito alegre de gênio
extrovertido, comunicativa inteligente e caridosa e por onde passava deixava
uma legião de amigos. Cativava seus alunos pelo amor e dedicação. Autentica, de
personalidade firme gostava da arte e participou em Bebedouro do Teatro Amador.
Gostava de desenho, pintura, leitura, declamação, musica e cantava ao som do
seu violão em reuniões sociais.
Para cada aluno, tinha um carinho especial, cuja
prova foi atender ao chamado de um aluno em Monte Azul Paulista, que estava
doente, solicitando a presença dela. Dirigindo-se às pressas para lá, nas
proximidades daquela cidade, chocou-se com outro veículo, tendo morte
instantânea no dia 04 de julho de 1976, domingo a 1h30’. Foi sepultada em
Viradouro
A EMEF Yolanda Carolina Giglio Villela pertence
ao bairro Menino Deus I, porém a escola serve a outros bairros Jardim
Aeroporto, Jardim Canadá, Jardim Claudia I e II, Jardim do Bosque, Jardim
Marajá, Jardim Menino Deus II e III, Jardim São Fernando, Residencial Pedro
Paschoal, Chácara Parati, Residencial Parati I, II e III, Rassin Dib, Santa
Terezinha e Jardim Vale do Sol.
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