terça-feira, 24 de abril de 2012

Professoras Priscila e Verginia criando o Blog com alunos do 4° ano AI

Projeto Monteiro Lobato

O Projeto abaixo será desenvolvido pelos professores de Oficinas com os alunos de tempo integral. Sucesso!!!!




Introdução

Resolvemos desenvolver nas oficinas de Tempo Integral atividades através de projetos interdisciplinares. A Pedagogia de Projetos gera atividade coletiva e cooperativa, permitindo ao aluno vivenciar múltipla\s relações com o exterior e afirmar-se vivenciando a experiência positiva do confronto com os outros e da solidariedade; não depender das escolhas dos adultos, decidir e comprometer-se após a escolha, planejar suas ações, assumir responsabilidades, ser agente de seus aprendizados, produzindo algo com sentido. Permitindo assim que a criança construa e dê sentido à sua atividade de aluno. O aluno tem uma participação ativa no processo e não executam suas atividades passivamente. Eles conhecem os objetivos dos trabalhos, aprendem a planejá-lo, interagem e comprometem-se com os colegas e o trabalho. Professor e aluno constroem junto o projeto. 

Monteiro Lobato foi, verdadeiramente, um dos grandes homens da história desse país. Grande escritor, celebrado por gerações e gerações de crianças por seu espetacular trabalho “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, Lobato foi também um empreendedor. Além disso, através de todas as suas produções e realizações queria por que queria fazer com que o Brasil pudesse crescer desenvolver-se, ocupar um lugar de destaque mundial dos países. Originário do interior de São Paulo, mais especificamente da cidade de Taubaté o escritor fez um pouco de tudo em sua vida. O que mais permanece na memória coletiva nacional é a sua forte ligação com as crianças. Proximidade e carinho conseguidos com o apoio da Narizinho, da Emília, do Visconde, do Pedrinho e dos demais personagens do Sítio. Em suas obras dedicadas as crianças, Lobato conseguiu verdadeiras façanhas como contar a história do mundo tornando-a divertida e atraente para os pequenos ou, ainda, falar de temas adultos e sérios de forma descontraída, como a questão do petróleo.


JUSTIFICATIVA

Conhecer a obra de Monteiro Lobato deveria ser atividade básica programada por todas as escolas de nosso país. Conhecer o Sítio e seus personagens, desbravando as páginas escritas pelo Monteiro Lobato, é muito mais que um dever escolar, é um grande prazer e contribuição essencial para o nosso próprio sentimento. Lobato significa literatura de muita qualidade e história. Não ler suas obras significa abrir mão de livros que simbolizam nossa própria identidade. O sitio do Pica-pau amarelo foi uma maneira que nós, professoras do Pré II, encontramos para apresentar aos alunos esse maravilhoso escritor, desenvolvendo nos alunos a paixão pela leitura.

O desenho do Sitio do Pica-pau amarelo é um recurso que pretendemos usar para estimular ainda mais esse gosto das crianças. Suas historias afloram ainda mais a criatividade das crianças.


Objetivos

-Ampliar o repertório literário;
- Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como uma fonte de múltiplas informações e entretenimento;
- Compartilhar experiências leitoras;

- Conhecer um autor importante da literatura brasileira: Monteiro Lobato.
- Identificar alguns elementos que caracterizam a obra desse autor.
- Ter acesso a textos de boa qualidade literária e compartilhar do prazer de lê-los.
- Participar de situações de intercâmbio de ideias, preferências e opiniões acerca da leitura de obras desse autor.

* Criar nos alunos o hábito da leitura, através do contato com histórias;

* Despertar um ambiente prazeroso para a leitura, onde a própria criança pede e sente vontade;

* Proporcionar a socialização através de produção de textos orais junto aos colegas;

* Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.

* A atividade tem como objetivo despertar o gosto pela leitura nas crianças através da contação de histórias, inserindo o livro no cotidiano de vida dos jovens, além de estimular a criatividade, escrita e expressão verbal, possibilitando o desenvolvimento do senso crítico, do pensamento e da reflexão.

As histórias são selecionadas e contadas pelos educadores através de dramatização e musicalização. As apresentações são abertas a toda a comunidade e tem entrada gratuita.

Por meio da iniciativa é feito um trabalho de interação com o público, abordando, entre outras coisas sobre ética, cidadania, respeito e preservação do meio ambiente, segurança, entre outros.



Desenvolvimento

Oficinas integradas

O.E.P.

1.Apresentação do autor Monteiro Lobato:

-Pesquisa da Biografia;

- Confecção de livros pelos alunos, após exploração de diferentes leituras e suas apresentações -- Produção coletiva;

- Bilhetes e cartas para os personagens,

- Comentário sobre a biografia de Monteiro Lobato, situando o aluno no tempo

histórico;



ARTES:

Fantoches da turma do Sitio Picapau Amarelo -  E.V.A. Projeto Monteiro Lobato;

Pintura em tela de Monteiro Lobato e seus personagens;

- Dobraduras;

- Confecção de bonecos e fantoches dos personagens;

- Formação de painéis sobre o Sítio do Picapau Amarelo;



HORA DA LEITURA:

-Contação de histórias e filmes relacionados às obras do autor;

- Vídeos dos episódios do Sitio do Picapau amarelo;

- Leitura de capítulos: Reinações de Narizinho;

- Círculos de leitura: leituras de livros - alunos levam livros para casa e na roda de leitura fazer indicação de leitura (5 alunos);

TEATRO:

- Teatro de Fantoches;

- Teatro do Sítio do Picapau amarelo;



NUTRIÇÃO:

-A importância da alimentação saudável;

- Suco com frutas naturais do sítio (laranja, goiaba, limão etc);

-chás;

-Bolo da Tia Anastásia

- Bolinho de chuva;

Vivência prática da receita de “bolinhos de chuva”:

2 ovos

1 xícara de açúcar

1/2 kg de farinha de trigo

1 copo de leite

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de sobremesa de fermento

Bater os ovos inteiros com o açúcar, acrescentar os outros ingredientes e por último o fermento. A massa deve ficar um pouco mais consistente que massa de bolo, podendo levar um pouco mais de farinha caso necessário.

Fritar colheradas da massa em óleo bem quente. Secar bem a gordura em papel absorvente. Polvilhar com açúcar e canela e comer quentinhos!

(Obs: Utilizar os ingredientes à temperatura ambiente; peneirar a

farinha e o fermento para arejar)

- Pipoca



INFORMÁTICA

- Pesquisa na Internet sobre Monteiro Lobato: imprimir e levar para O.E.P;

- Acessar os vídeos do youtube sobre Sítio do Picapau amarelo;

- Editor de texto: digitalizar o livro do Sítio do Picapau Amarelo;

- Através do laboratório de informática, os alunos redigem a vida e a obra de

Monteiro Lobato a partir de um texto que deverá ser paragrafado e pontuado;



DANÇA

PROJETO MONTEIRO LOBATO

Dança:



MODALIDADE ESPORTIVA

Estação de brinquedos e brincadeiras



EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS

Jogos



Culminância do projeto: 30/05

Exposição: teatro, dança, estação dos brinquedos, livros confeccionados pelos alunos, vídeos, fotos, jogos, experimentação de chás e sucos

Experimentação de máscaras, em que os (as) alunos (as) personalizaram livros

falantes, divulgando a importância do livro;

Socialização dos trabalhos produzidos.




Avaliação

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com os professores. O instrumento de avaliação será relatórios  no caderno de rotina semanal dos professores e será passado aos pais no final do semestre através do portfolio.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Diretora: Marcia Cristina Fernandes Brandão

Um pouco da nossa História

No ano de 1984, por solicitação da amiga de infância Drª Maria José Aziz, ao Deputado Dr. Jair Andreoni foi acatado o pedido de denominação de uma Escola Estadual como forma de homenagem e perpetuação do nome de Yolanda Carolina Giglio Villela, pelo decreto de lei nº 165 de 1984, a publicação no Diário Oficial saiu nos seguintes termos:

“Lei nº 4.149 de 10 de julho de 1984”. Dá denominação de Yolanda Carolina Giglio Villela à Escola de Primeiro Grau do Jardim Claudia em Bebedouro, entrando essa lei em vigor a partir da data de sua publicação. Palácio dos Bandeirantes, 10 de julho de 1984.

Governo Franco Montoro. Secretário da Educação: Paulo Renato Costa Souza. “Secretário do Governo: Roberto Gusmão”. Em 2005 recebemos os alunos de 1ª a 4ª série da Escola Abílio França Valente, fechada pelo governador Geraldo Alkimin, pois sua construção não seguia as normas de segurança.

Yolanda Carolina Giglio Villela nasceu em Bebedouro aos 23 dias do mês de do ano de 1949, na Casa de Saúde Dr. Toledo.

São seus pais o senhor José Nogueira Villela e a Profª Anita Giglio Villela. Teve dois irmãos, Maria do Carmo e João Batista.

 

 

Landa ou Landinha como era carinhosamente chamada, morou em Viradouro onde iniciou o curso primário, terminando-o em Bebedouro, no Instituto de Educação Dr. Paraíso Cavalcanti em 1959. Em 1963 bacharelou-se no Colégio Anjo da Guarda, onde fez o curso normal, terminado em 1966, sendo oradora em ambos os cursos.

Cursou a Faculdade de Ciências e Letras de Bebedouro, formando – se no curso de letras. Passou então a dedicar-se ao sacerdócio do magistério, ministrando aulas no Colégio Anjo da Guarda, no Educandário Santo Antonio, Casa da Criança Irmã Crucifixa.

Em 1975 lecionou na Escola Normal e Estadual de Monte Azul Paulista, sendo escolhida pelos alunos para paraninfar sua turma naquele ano. Por solicitação do Senhor Prefeito da época, Dr. Hércules Pereira Hortal em 1970, representou brilhantemente Bebedouro no desfile das misses da Região de Ribeirão Preto. Participou de um concurso de declamação dirigido pela poetisa Helena Magalhães de Castro, sendo uma das classificadas.

Landinha era uma jovem muito alegre de gênio extrovertido, comunicativa inteligente e caridosa e por onde passava deixava uma legião de amigos. Cativava seus alunos pelo amor e dedicação. Autentica, de personalidade firme gostava da arte e participou em Bebedouro do Teatro Amador. Gostava de desenho, pintura, leitura, declamação, musica e cantava ao som do seu violão em reuniões sociais.

Para cada aluno, tinha um carinho especial, cuja prova foi atender ao chamado de um aluno em Monte Azul Paulista, que estava doente, solicitando a presença dela. Dirigindo-se às pressas para lá, nas proximidades daquela cidade, chocou-se com outro veículo, tendo morte instantânea no dia 04 de julho de 1976, domingo a 1h30’. Foi sepultada em Viradouro

A EMEF Yolanda Carolina Giglio Villela pertence ao bairro Menino Deus I, porém a escola serve a outros bairros Jardim Aeroporto, Jardim Canadá, Jardim Claudia I e II, Jardim do Bosque, Jardim Marajá, Jardim Menino Deus II e III, Jardim São Fernando, Residencial Pedro Paschoal, Chácara Parati, Residencial Parati I, II e III, Rassin Dib, Santa Terezinha e Jardim Vale do Sol.